Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Indústria, Inovação e Infraestrutura – Conheça o 9º ODS

O 9º ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) é um dos que compõem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030. No entanto, esta nova Agenda foi elaborada sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Uma vez que,  seu objetivo é finalizar o que estes antigos objetivos não conseguiram alcançar. 

Nesse sentido, os 17 ODS e suas 169 respectivas metas estimulam estas ações até o ano de 2030 em diversas áreas de extrema importância para o planeta e para a humanidade. Não apenas eles são integrados como também equilibram os pilares do desenvolvimento sustentável que são: social, econômico e ambiental. 

O que contempla o 9º ODS? 

O foco do 9º ODS é construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Visto que, de acordo com as Nações Unidas, o que envolve a infraestrutura básica (estradas, saneamento, água e eletricidade) continua escassa e precária em diversos países em desenvolvimento. Ademais, muitas pessoas que habitam esses lugares, possuem dificuldades em ter acesso à eletricidade.

Tendo em vista que bilhões de pessoas não recebem saneamento nem acesso à água, a falta de infraestrutura em países subdesenvolvidos dificultam o acesso a esses cuidados básicos à população. 

Tanto quanto essas questões, outro fator importante abordado por este nono objetivo, é o impacto positivo que o trabalho no segmento industrial tem.  Já que os empregos na indústria criam outras oportunidades em outros setores. 

Veja as metas do 9º ODS 

9.1 Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente. Sobretudo, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano. Com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos;

9.2 Promover a industrialização inclusiva e sustentável e, até 2030. Assim, aumentar significativamente a participação da indústria no setor de emprego e no PIB, de acordo com as circunstâncias nacionais, e dobrar sua participação nos países menos desenvolvidos;

9.3 Aumentar o acesso das pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, aos serviços financeiros. Portanto, incluindo crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados;

9.4 Até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis. Isto é, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos. Além de ter todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades.

Demais metas

9.5 Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, inclusive, até 2030. Todavia, incentivar a inovação e aumentar substancialmente o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento por milhão de pessoas e os gastos público e privado em pesquisa e desenvolvimento;

9.a Facilitar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e resiliente em países em desenvolvimento. Ou seja, por meio de maior apoio financeiro, tecnológico e técnico. Aos países africanos, aos países menos desenvolvidos, aos países em desenvolvimento sem litoral e aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento;

9.b Apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação nacionais nos países em desenvolvimento. A fim de garantir um ambiente político propício para, entre outras coisas, a diversificação industrial e a agregação de valor às commodities;

9.c Aumentar significativamente o acesso às tecnologias de informação e comunicação. Assim, se empenhar para oferecer acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos, até 2020.

 

Por fim, para conhecer as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável comentados anteriormente, clique abaixo:

1º ODS – Erradicação da Pobreza

2º ODS – Fome zero e Agricultura Sustentável

3º ODS – Saúde e Bem- Estar 

4º ODS – Educação de Qualidade 

5º ODS – Igualdade de Gênero

6º ODS – Água potável e saneamento

7º ODS – Energia acessível e limpa

8º ODS – Emprego Digno e Crescimento Econômico

Agenda 2030

Para manter-se atualizado sobre as questões relacionadas à Agenda 2030 e seus ODS, continue acompanhando nossos próximos posts. 

A SGS possui o Programa 2030 TODAY, onde é possível criar vantagens competitivas e otimizar processos, auxiliando na implementação dos ODS nas empresas. Por isso, conheça mais sobre o programa acessando o site do 2030 Today.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + onze =

Back to Notícias Atualizadas SGS