Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Selo PROAR 2030 e 17 ODS: Certificação e revolução Sustentável para plantadores de cana

O Selo ProAr 2030 pode oferecer vantagens econômicas para plantadores de cana. Ao passo que, através de práticas socioambientais e em breve deve se expandir pelo Brasil.

No último dia 9 de setembro, foi lançada a Certificação ProAR. De tal forma que, essa é uma iniciativa inédita para a cadeia produtiva primária, liderada pela Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).

Através deste selo, os plantadores de cana da Paraíba poderão se qualificar para programas como o RenovaBio. Com o propósito de viabilizar suas produções para recebimento de créditos de carbono do mercado nacional e internacional.  Ao mesmo tempo que a expectativa é de que outros Estados passem a aderir o selo em breve.

Certificação de Processos SELO PROAR 2030

Blockchain é o nome dado ao sistema desenvolvido exclusivamente para o ProAR 2030. Ou seja, onde estarão centralizadas todas as informações sobre boas práticas e qualidade de produção, desde a plantação até a entrega da matéria-prima ao mercado industrial. Entretanto, os processos serão certificados através deste banco de dados antifraude e rastreável.

SGS e Selo PROAR 2030

A auditoria dos dados inseridos no Blockchain será feita pela SGS, líder mundial em certificação. Ainda sim,  o repasse dessas informações deverá seguir padrões internacionais de indicadores de produtividade.

Aliás, considerando também o impacto energético que o campo pode gerar na indústria, o rastreamento completo da cadeia pode agregar um alto valor aos negócios dos produtores.  Conforme explica Fabian Gonçalves, gerente de Sustentabilidade da SGS que esteve presente no evento:

“Em 2015 a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030. A saber, definido os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça.

Ademais, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. Porém, como o setor privado tem um papel essencial nesse processo, a SGS em parceria com a All Plan desenvolveu a plataforma 2030 Today.

Pois, onde as empresas podem ter acesso ao conteúdo de cada ODS, estruturar seus indicadores de sustentabilidade relacionado com os ODS. E definir metas e passar pelo processo de verificação para identificar o seu nível de atendimento aos ODS, com a emissão de uma declaração e o selo 2030 Today.”

O evento para o lançamento do Selo ProAR 2030 ocorreu na sede da Asplan, na Paraíba. Sobretudo contou com as presenças de Efraim Moraes, Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Tovar Correa Lima, Deputado Estadual. Além de Fabian Goncalves, Gerente de Negócios de Sustentabilidade da SGS, entre outros nomes importantes para o setor.

Conheça o Programa 2030 TODAY

Primeiramente, o Programa 2030 Today visa realizar a integração da sustentabilidade nas operações. Principalmente, considerando a praticidade na busca por esse objetivo, oferece auxílio através de uma plataforma digital exclusiva.

Além disso, com a tecnologia focada em indicadores e resultados, o programa busca mostrar os impactos positivos de forma prática. Todavia também promover estruturação, asseguração, e monitoramento, tendo suas ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba quais são os 17 ODS conforme a ONU

Uma vez que, adotada por 193 países, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem alcançadas até 2030, a agenda mundial ODS aborda questões econômicas, sociais e ambientais.

Desse modo, confira os 17 ODS que podem proporcionar uma nova visualização de suas operações, melhorar processos, gerar economia em recursos e promover humanização em suas ações:

  • Erradicação da Pobreza;
  • Fome Zero e Agricultura Sustentável;
  • Saúde e Bem-Estar;
  • Educação de Qualidade;
  • Igualdade de Gênero;
  • Água Potável e Saneamento;
  • Energia Limpa e Acessível;
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  • Redução das Desigualdades;
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • Consumo e Produção Responsáveis;
  • Ação Contra a Mudança Global No Clima;
  • Vida na Água;
  • Vida Terrestre;
  • Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
  • Parcerias e Meios de Implementação.

Veja também – O que é RenovaBio?

Sobre a SGS

A SGS é a empresa líder mundial em inspeção, verificação, testes, certificação e treinamentos. Não só, mas também reconhecida como referência global em qualidade e integridade, SGS conta com mais de 94.000 funcionários. Sobretudo, opera uma rede de mais de 2.600 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 13 =

Back to Notícias Atualizadas SGS