Certificações de Sustentabilidade: conheça as principais

Certificações de Sustentabilidade: conheça as principais

As certificações de sustentabilidade foram criadas com o objetivo de demonstrar que a empresa respeita as questões ambientais nos processos de geração de suas soluções, desde a matéria-prima até a disposição de resíduos. Além disso, ajuda o consumidor a decidir por produtos e serviços de empresas que se preocupam com as medidas de proteção ambiental.

A sustentabilidade empresarial é baseada em algumas categorias como: gestão do consumo de água, eficiência energética, gestão de resíduos, manejo florestal, biodiversidade, turismo, setor têxtil, entre outras.

Certificações de Sustentabilidade no Brasil 

Hoje em dia, há mais de 30 certificações verdes no país. Confira abaixo alguns dos principais certificados existentes:

Certificação Bonsucro

A certificação Bonsucro visa definir os princípios e critérios para uma produção e cadeia de cana-de-açúcar sustentáveis abrangendo os aspectos econômicos, sociais e ambientais. 

Certificação Renovabio

Os critérios da certificação Renovabio envolvem uma nova política para biocombustíveis, aumentando a competitividade do mercado de etanol e diminuindo as emissões de GEE (gases de efeito estufa).

Certificação 2030 Today 

O Programa 2030 TODAY com a sua plataforma digital, auxilia a empresa a integrar a sustentabilidade na sua operação, de forma prática e objetiva, focada em indicadores e resultados, demonstrando ao mercado seu comprometimento e impactos positivos.

Promove o entendimento, estruturação, validação externa (Asseguração), monitoramento e comunicação das ações de sustentabilidade da empresa, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Certificação ESG

A auditoria de certificação ESG acompanha detalhes da avaliação dos riscos ESG e utiliza critérios Sociais, Ambientais e de Governanças específicos para cada negócio e setor de atuação. Além do próprio padrão da SGS, podemos emitir um certificado de atendimento à requisitos ESG com base em outras normas reconhecidas no mercado. 

Verificação dos Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE)

Os Inventários de Gases de Efeito Estufa relatam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pelas atividades diretas e indiretas de uma empresa. Atualmente as companhias buscam quantificar as suas emissões com o objetivo de reduzir custos e adotar estratégias a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente e não favorecer o aumento da temperatura do planeta.

Verificação dos Relatórios de Sustentabilidade (GRI)

As diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI) são aplicáveis a todas as organizações, onde disponibilizam princípios e conteúdos para as organizações elaborarem seus relatórios de sustentabilidade. As empresas que adotam este modelo relatam os seus impactos positivos e ou negativos sobre o meio ambiente, sociedade e economia, além dos compromissos assumidos para melhorar a sua atuação.

ISO 50001

A certificação ISO 50001 tem como meta a medição e monitoramento do uso de energia a fim de identificar pontos de melhoria. Além disso, busca reduzir as emissões de carbono, entre outros itens relacionados a boa gestão da energia.

Renewable Fuel Standard (RFS/EPA)

Criado pela Agência Ambiental Americana, este programa de padrão de combustível renovável (RFS) tem como finalidade a redução das emissões de GEE e a expansão do setor de combustíveis renováveis do país, reduzindo a dependência do petróleo importado. 

Vantagens em ter Certificações de Sustentabilidade

Ao obter certificações de sustentabilidade, uma empresa passa a ter os seguintes diferenciais:

  • Contribuição para um planeta mais sustentável;
  • Sua imagem no mercado e junto ao clientes melhora muito, tendo em vista que procuram por marcas responsáveis; 
  • Redução de custos pois para ser certificada uma empresa precisa adotar  práticas de redução de uso de recursos, como água e energia, por exemplo.
  • Maior fechamento de parcerias de negócios e de novos consumidores.

Finanças Verdes

Além das certificações de sustentabilidade, existe também o conceito de finanças verdes, que se baseia em apoiar as organizações que têm como finalidade o desenvolvimento sustentável do Brasil, ou seja, cada vez mais o cuidado com as questões ambientais será um diferencial para as empresas crescerem. 

De acordo com as Nações Unidas, o financiamento verde possui uma atuação fundamental no cumprimento de vários de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Certas atividades em que o Meio Ambiente da ONU está envolvido fazem parte apoiar os países na reformulação de suas estruturas regulatórias, isto é, fazendo com que os empréstimos verdes se tornem compatíveis. Além de ajudar na orientação do planejamento do setor público para ter uma visão mais ecológica e sustentável.

SGS Sustentabilidade

A SGS Sustentabilidade é líder mundial em inspeção, verificação, testes e certificação, reconhecida como referência mundial em qualidade e integridade. Para mais informações, clique aqui!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *