Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

O que é RenovaCalc e como ela funciona?

Você já ouviu falar em RenovaCalc? Se ainda não, vamos abordar sobre esse assunto neste artigo, mas para entender melhor, primeiramente vamos falar um pouco sobre Renovabio. 

Todas as atividades de trabalho e de rotina deixam um rastro ambiental no planeta, ou seja, a pegada de carbono representa a quantidade de gás carbônico que emitimos nas atividades diárias. Até mesmo a produção de etanol, que é um biocombustível, provoca emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, afetando as questões climáticas devido ao aquecimento global.

O que é Renovabio?

O RenovaBio é uma política pública que visa a promoção do aumento do uso dos biocombustíveis no Brasil, a partir de modelos de produção mais sustentáveis. Dessa forma, é possível estimular a diminuição de GEE, contribuindo para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil na COP21. 

Com o intuito de dar suporte a este Programa, foi determinada uma metodologia e uma ferramenta para calcular a intensidade de carbono dos biocombustíveis, que tem como direcionamento a Avaliação de Ciclo de Vida atribucional, com alocação por critério energético. 

A ferramenta em questão chama-se RenovaCalc, e foi estruturada com o objetivo de avaliar diferentes rotas de produção de biocombustíveis sendo eles: 

  • biodiesel;
  • biometano;
  • bioquerosene;
  • etanol de cana-de-açúcar; 
  • etanol de milho.

Avaliação de Ciclo de Vida

Trata-se da aplicação de um método com base científica, que possui padronização baseada em normas técnicas internacionais, que permite a análise dos impactos ambientais de um produto durante todo o seu ciclo de vida.

Atualmente no Brasil, estão em vigor as seguintes normas e especificações técnicas da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas) relacionadas à Avaliação de Ciclo de Vida:

  •  ISO 14040:2014 “Gestão ambiental – ACV – Princípios e Estrutura” (ABNT 2014a);
  • ISO 14044:2014 “Gestão ambiental – ACV – Requisitos e orientações” (ABNT 2014b);
  • ISO/TS 14067:2015 “GEE – Pegada de carbono de produtos – Requisitos e orientações sobre quantificação e comunicação” (ABNT 2015b); 
  • ISO 14025:2015 “Rótulos e declarações ambientais – Declarações ambientais de Tipo III – Princípios e procedimentos” (ABNT 2015a).

Salientando que as três primeiras normas são referências para o Programa RenovaBio. Tendo em vista que, a ISO/TS 14067:2015 têm como norte as duas normas anteriores, porém trata especificamente das características que ajudam na quantificação e comunicação da pegada de carbono de produtos, que é de interesse específico do RenovaBio. 

Embora um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida completo deva abordar diversas categorias relacionadas ao impacto ambiental, à proteção de recursos naturais, de sistemas ecológicos e da saúde da população, no Programa RenovaBio abrange-se apenas a categoria “Mudança do Clima”.

Como a RenovaCalc faz a mensuração?

A RenovaCalc que mede a performance ambiental das usinas que fazem parte da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). 

A ferramenta calcula a ACV e sua Intensidade de Carbono (IC), que somados totalizam a Nota de Eficiência Energético-Ambiental, que permitirá acesso aos Créditos de Descarbonização (CBios).

Quais os efeitos que a RenovaCalc analisa?

A RenovaCalc verifica os impactos ambientais da cadeia produtiva agrícola, abrangendo do consumo de energia elétrica até a quantidade de óleo diesel utilizado para movimentar equipamentos e de adubo nitrogenado aplicado na cana-de-açúcar. 

Ao inserir todos os dados de sua produção na ferramenta, as usinas conseguem fazer o cálculo de sua emissão total. Por isso, que todo o processo que diminua ou evite a emissão de gás carbônico fóssil afeta de forma positiva a Nota de Eficiência Energético-Ambiental.

SGS Sustentabilidade e Certificação Renovabio

Saiba mais sobre os critérios que englobam a certificação Renovabio:

  • Uma nova política para biocombustíveis, tornando o mercado de etanol mais competitivo e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.
  • Atualmente em consulta pública, se tornará um processo de certificação funcionando através de créditos por descarbonização, exigindo um controle rigoroso sobre a produção de combustíveis.
  • No atual momento, toda preparação é importante para se tornar um dos primeiros a serem certificados no programa Renovabio, nossa equipe está acompanhando de perto todas as atualizações do projeto e está pronta para tirar qualquer dúvida e iniciar esse processo.

Você pode acompanhar as últimas notícias sobre o Renovabio em nosso blog, onde apresentamos como a certificação funciona e também oferecemos o E-BOOK Gratuito que você pode baixar aqui.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 20 =

Back to Notícias Atualizadas SGS