Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Sustentabilidade no Agronegócio

As práticas de sustentabilidade relacionadas ao agronegócio englobam ações de preservação ambiental nas atividades agrícolas, e também a implantação de novas tecnologias e metodologias sustentáveis nas atividades do campo.

Nesse contexto, a sustentabilidade no setor agrícola tem como objetivo produzir alimentos de boa qualidade, proteger a biodiversidade, fazer uso de adubos naturais, dentre outros. A sustentabilidade no Agronegócio hoje em dia não é mais apenas um diferencial competitivo, é requisito de mercado, uma vez que cada vez mais países regulamentam e aumentam sua fiscalização de práticas de sustentabilidade na compra de produtos agrícolas.

O que é agricultura sustentável?

A agricultura sustentável pode ser considerada como aquela que respeita o meio ambiente e as questões sociais, além de ser economicamente viável. 

Para que a agricultura seja sustentável, ela deve ter como objetivo a capacidade de suprir as necessidades de produção e a qualidade de vida de todos.

Qual é a relação entre o agronegócio e a sustentabilidade?

Primeiramente, podemos dizer que a sustentabilidade e o meio ambiente têm sido os temas centrais do agronegócio nos últimos anos.

Muitos profissionais da área como agricultores, agrônomos e pesquisadores têm procurado processos de produção agrícola que possam unir os pilares que norteiam a sustentabilidade, além de assegurar o bom nível de produtividade agrícola e o lucro para os produtores.

Dessa forma, o agronegócio apostou na modernização e consequentemente, estimulou o investimento em pesquisas no setor. Além disso, promoveu o impulsionamento de tecnologias sustentáveis, visando aumentar a produtividade e o retorno financeiro.

Assim, ao adotar essas e outras ações tornaram possível o fornecimento de produtos de mais qualidade e confiança ao consumidor.  E também diminui os impactos socioambientais e econômicos com a finalidade de garantir o bem-estar da população e o equilíbrio de todos os processos de produção.

Como praticar a sustentabilidade no agronegócio?

Algumas práticas podem ser adotadas que tornam possível a sustentabilidade no agronegócio. Uma delas é a aplicação de técnicas que evitam a poluição da água, do ar e do solo, por exemplo. Outra forma é reduzir o uso de adubo que tenha química e eliminar pesticidas.

Além disso, podem ser instalados sistemas de captação de água das chuvas para a irrigação, fazer uso de energia limpa e utilizar técnicas de reciclagem.

Outro ponto importante é não realizar o desmatamento e seguir às leis trabalhistas relacionadas aos trabalhadores que atuam no campo.

Sustentabilidade estratégica

Muito além das práticas operacionais, a sustentabilidade deve ser vista do ponto de vista estratégico. Trazer para o centro da estratégia aspectos ESG e de Sustentabilidade, faz com que a empresa conheça e gerencie melhor seus riscos e oportunidades de uma forma mais ampla.

Atuação SGS Setor Agrícola

A SGS atua no Setor Agrícola com Certificações de Sustentabilidade que agregam valor à empresa e seus produtos como Bonsucro, Renovabio, ISCC.

Além das Certificações, ajudamos as empresas a definirem e implantarem seu sistema de gestão de Sustentabilidade, desenvolver sua estratégia de comunicação de Sustentabilidade e definir indicadores ESG. A SGS também está atuando fortemente com os mais diversos setores na descarbonização da economia e poderá ajudar o Setor Agrícola e identificar riscos e oportunidades relacionadas à gestão de carbono.  

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

Back to Notícias Atualizadas SGS