O 7º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável faz parte do que também são conhecidos como Objetivos Globais.
Aliás, tais objetivos foram adotados em 2015 pela Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável do planeta.
Iniciado em 2013, o processo segue o mandato que surgiu da Conferência Rio+20. Portanto, os ODS deverão orientar as políticas e atividades de cooperação internacional até 2030, atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O que é 7º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável?
Em âmbito global, uma em cada cinco pessoas não têm energia elétrica em suas residências. E, com isso a tendência é aumentar a demanda por energia acessível. Porém, atender às necessidades da economia e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente torna-se é um dos grandes desafios mundiais para o desenvolvimento sustentável.
Relacionado a essa questão, o 7º Objetivo manifesta essa preocupação e traça metas direcionadas na transição da energia atual para fontes renováveis e limpas. Entretanto esse ODS tem foco especial às necessidades daqueles em situação de maior vulnerabilidade.
A geração de entorno de 20% da energia global por fontes renováveis desde 2011, incentivou a demanda por esforços nesse quesito. Sobretudo, com o crescimento da população, a demanda por energia de baixo custo consequentemente também aumenta.
No entanto, torna-se necessário ampliar consideravelmente a produção de energia renovável mundialmente, garantindo assim o acesso universal a eletricidade por custo baixo. Ou seja será necessário investir em fontes de energia limpas até 2030.
O 7º Objetivo e suas respectivas metas
7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia
7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global
7.3 Até 2030, dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética
7.a Até 2030, reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas, e promover o investimento em infraestrutura de energia e em tecnologias de energia limpa
7.b Até 2030, expandir a infraestrutura e modernizar a tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos nos países em desenvolvimento, particularmente nos países menos desenvolvidos, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio
Para conhecer as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável comentados anteriormente, clique abaixo:
1º ODS – Erradicação da Pobreza
2 º ODS – Fome zero e Agricultura Sustentável
3º ODS – Saúde e Bem- Estar
4º ODS – Educação de Qualidade
5º ODS – Igualdade de Gênero
6º ODS – Água potável e saneamento
Se você quer ficar por dentro dos assuntos que envolvem a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, continue acompanhando nossos próximos artigos.
A SGS possui o Programa 2030 TODAY, onde é possível criar vantagens competitivas e otimizar processos, auxiliando na implementação dos ODS nas empresas. Por isso, conheça mais sobre o programa e como obter o Selo Digital acessando o site do 2030 Today.
Add a Comment