Notícias Atualizadas SGS

Back to Notícias Atualizadas SGS

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Saiba mais

O objetivo de desenvolvimento sustentável 13 faz parte dos 17 ODS e suas 169 metas que integram a Agenda 2030. Neste programa, apresentaram a ambição deste programa global.  Isto é, estes objetivos foram elaborados sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e irão finalizar o que estes não conseguiram alcançar. Portanto, eles visam efetivar os direitos humanos de todos e atingir a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Tais objetivos equilibram os três pilares do desenvolvimento sustentável: o ambiental, o econômico e o social.

Os 17 ODS e suas respectivas metas incentivam a ação até o ano de 2030 em questões fundamentais para a humanidade e para o planeta.

Objetivo Sustentável 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima

A mudança climática impacta de forma global e desestabiliza economias de vários países e afeta as pessoas principalmente as que estão mais vulneráveis em países ainda em desenvolvimento. 

Tendo em vista a falta de uma medida rápida sobre a questão do clima, faz com que a temperatura da Terra seja projetada para elevar mais de 3ºC até o final do século XXI. 

A Agenda 2030 definiu o objetivo sustentável 13 de forma estratégica para lidar com a mudança climática. A fim de mobilizar os agentes capazes de realizar as mudanças fundamentais para evitar que estas projeções realmente aconteçam. 

Conheça as metas do Objetivo Sustentável 13

  • Primeiramente, promover mecanismos para a criação de capacidades para o planejamento relacionado à mudança do clima e à gestão eficaz. Isso inclui os países menos desenvolvidos, inclusive com foco em mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas;
  • A implantação do compromisso assumido pelos países desenvolvidos faz parte da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Ou seja, a meta é mobilizar conjuntamente US $100 bilhões por ano até 2020, de todas as fontes, para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. Isto é, no contexto de ações significativas de mitigação e transparência na implementação e operacionalizar plenamente o Fundo Verde para o Clima. Através de sua capitalização, o mais cedo possível;
  • Sobretudo, melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima. Além disso, incluindo a adaptação, redução de impacto e alerta precoce à mudança do clima;
  • Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais;
  • Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.

 

Para saber mais sobre as outras metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável comentados anteriormente, clique nos artigos abaixo:

 

1º ODS – Erradicação da Pobreza

2º ODS – Fome zero e Agricultura Sustentável

3º ODS – Saúde e Bem- Estar 

4º ODS – Educação de Qualidade 

5º ODS – Igualdade de Gênero

6º ODS – Água potável e saneamento

7º ODS – Energia acessível e limpa

8º ODS – Emprego Digno e Crescimento Econômico

9° ODS – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10° ODS – Redução das Desigualdades

11º ODS – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12° ODS – Consumo e produção responsáveis

 

Programa 2030 TODAY

Acompanhe nossos conteúdos e mantenha-se atualizado sobre a Agenda 2030 e seus ODS.

A SGS possui o Programa 2030 TODAY, no qual são criadas vantagens competitivas e otimização de processos, auxiliando na implementação dos ODS nas empresas. Por isso, conheça mais sobre o programa acessando o site do 2030 Today

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 8 =

Back to Notícias Atualizadas SGS